Cuidados para combater o câncer de pele

Muitas vezes, esquecemos que a pele é um órgão como os outros – o maior deles e o mais afetado pela radiação – e também merece cuidados especiais. O câncer de pele é o tipo de câncer mais incidente entre homens e mulheres em todo o mundo, e a manifestação mais agressiva da doença é o melanoma, que surge em forma de pintas e manchas na pele.

Em média, as crianças são expostas ao sol 3 vezes mais que os adultos, e os hábitos nos primeiros anos de vida são os principais responsáveis por elevar o risco de uma pessoa ter a doença no futuro. O risco é ainda maior em pessoas com pele, cabelos e olhos claros.

Os raios ultravioleta agridem a pele mesmo quando o dia está nublado, por isso é importante usar protetor solar sempre que planejar se expor a ambientes externos. O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição, e o FPS não deve ser menor do que 15. Lembre-se de sempre aplicar uma camada generosa e reaplicar o produto a cada 2 horas.

Buscar abrigo em áreas de sombra é uma boa opção, porém elas só reduzem a intensidade da radiação pela metade. Além disso, superfícies claras como a areia refletem os raios, então, não confie somente na cobertura do guarda-sol. Use roupas de manga longa, chapéus, óculos escuros e evite exposição entre 10h e 16h, horário em que a radiação é mais intensa.