No início do mês de setembro, a Dra. Erika Skupien participou do 6º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer. O evento, com duração de 3 dias, ocorreu em São Paulo e reuniu os principais líderes de saúde do Brasil para discutir as dificuldades na área oncológica e possíveis soluções para melhorar o tratamento de câncer no país.

Junto ao Congresso ocorreu o VI Simpósio de Reabilitação Oncológica da ABRALE, e a Dra. Erika lançou o livro “Manual de Práticas e Condutas Fisioterapêuticas em Oncohematologia da ABFO”, escrito em conjunto com outras excelentes profissionais da área. Além dela, o livro teve a contribuição da Dra. Andrea Cristina Gobus Becker (Hospital Moinhos de Vento/ POA) e também as colegas fisioterapeutas Dra. Ana Paula Oliveira (São Paulo), Dra. Camila Reinbold Rezende (Bahia), Dra. Helenayra Gizelle Peixoto Muniz dos Santos (Pará), sob a coordenação da Dra. Paula Camilla Tonini (São Paulo).

Sobre o lançamento do livro, empolgada e motivada a continuar buscando conhecimento, ela ressaltou – “Minhas colaborações nesse manual foram em alguns capítulos, em especial ao capitulo de Fisioterapia no Mieloma Múltiplo, Fadiga oncológica e Síndrome do Imobilismo. A propósito esse é o segundo livro dessa série de manuais que a associação faz e eu tenho autoria. O primeiro foi lançado em 2017 durante o V Congresso  Brasileiro de Fisioterapia em Oncologia em Salvador (BA) sobre Câncer de Pulmão com título: Manual e condutas fisioterapêuticas em Câncer de Pulmão”.

Depois do lançamento, ela ainda participou de muitas palestras ofertadas no congresso e volta a Santa Maria com muito a colaborar no tratamento de nossos pacientes. Estamos muito felizes com mais essa conquista e com o constante desenvolvimento dos profissionais que fazem parte da nossa equipe.