Entre os dias 11 e 14 de junho, a nutricionista Carina Siqueira Martelli representou a equipe Viver no GANEPÃO: 8° Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada-CBNI e 4° Congresso Brasileiro de Pré, Pró e Simbióticos PreProSim que aconteceu em São Paulo.

Na ocasião, ela apresentou como contribuição aos estudos científicos em oncologia a pesquisa intitulada Perfil nutricional de pacientes atendidos em clínica de oncologia na região central do Rio Grande do Sul. O trabalho é resultado de uma recente investigação, com duração de cerca de 9 meses, que buscou identificar o perfil nutricional de 95 pacientes que iniciaram seu tratamento no período.

Como resultado, obteve a comprovação de que os idosos são os pacientes que sofrem maior impacto nutricional durante o tratamento quimioterápico, identificando as práticas nutricionais mais adequadas a essa faixa etária, como a necessidade de acompanhamento frequente, método de avaliação específico e terapia nutricional precoce. Todo esse esforço, inspirado por nossos pacientes, resulta em uma intervenção nutricional focada na qualidade de vida e que pode contribuir positivamente no prognóstico do paciente.