7 DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA PREVENIR O CÂNCER

A prevenção do câncer está condicionada a um conjunto de fatores, entre os quais a boa alimentação, associada ao exercício físico, merece destaque especial. Os hábitos alimentares inadequados estão entre as principais causas de câncer que poderiam ser evitadas, justamente por estarem relacionados com deficiências nutricionais, obesidade e consumo de substâncias cancerígenas. Manter uma dieta diversificada e rica em nutrientes é fundamental para reduzir os riscos de câncer, por isso vamos te dar algumas dicas sobre alimentação saudável e falar sobre os alimentos que ajudam a proteger o organismo.

1. NÃO ABRA MÃO DO ARROZ COM FEIJÃO.

O tradicional arroz com feijão contém a combinação perfeita de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Mas lembre-se que, mesmo nessa combinação simples, deve haver diversificação! Alterne entre os diferentes tipos de leguminosas (feijão preto, feijão carioca, feijão vermelho, lentilha, ervilha, grão-de-bico, etc.) e complemente o prato com saladas frescas para garantir uma refeição saborosa e nutritiva.

2. INCLUA FRUTAS E VEGETAIS NA DIETA.

O recomendado é consumir no mínimo 5 porções por dia (400g) de frutas e vegetais sem amido, isso equivale a 5 porções de 80g em média. Dessas 5 porções, 2 devem ser de frutas e 3 de outros vegetais, como beterraba, cenoura, chuchu e abobrinha. Dê preferência para comer as frutas in natura para preservar as fibras que auxiliam no funcionamento do intestino. 

3. EVITE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS E ULTRAPROCESSADOS.

Os produtos ultraprocessados, como embutidos e defumados (bacon, presunto, salsicha, peito de peru, entre outros), possuem grande quantidade de conservantes e sal, além de seus preparos contribuírem para o acúmulo de substâncias prejudiciais ao organismo. Por isso, devem ser evitados.

Os refrigerantes e outras bebidas industrializadas também devem perder espaço na mesa para sucos naturais e água, muita água! Essas bebidas contêm excesso de açúcar, sódio e outras substâncias que contribuem tanto para o desenvolvimento da obesidade quanto de doenças como o câncer.

4. TOME CUIDADO COM O PREPARO E QUANTIDADE DE CARNES.

As proteínas da carne são essenciais para o nosso organismo, mas seu consumo em excesso também pode ser prejudicial à saúde, e o preparo inadequado pode estar entre os principais problemas. O ideal é consumir não mais que 500g de carne vermelha por semana, priorizando os preparos assados, cozidos e ensopados. A exposição a altas temperaturas, como nos preparos grelhados ou fritos, forma compostos químicos que aderem à superfície do alimento e possuem propriedades cancerígenas. Tome cuidado com os preparos, corte as carnes em pedaços menores para reduzir o tempo de contato com o fogo e tire a pele do frango antes de consumir.

5. HIGIENIZE BEM OS ALIMENTOS.

O acúmulo de agrotóxicos e o transporte inadequado dos alimentos pode prejudicar muito a saúde, inclusive influenciando em alguns casos de câncer. A solução é dar preferência para os alimentos orgânicos e produtos locais, que necessitam menos tempo em transporte e não utilizam defensivos agrícolas em sua produção. A correta higienização dos alimentos também é importante, lave-os sempre em água corrente, lembrando de escovar (com utensílio especial) os alimentos consumidos com casca.

6. MANTENHA O PESO CORPORAL ADEQUADO.

Estudos recentes comprovam que o IMC (índice de massa corporal) elevado está associado ao câncer de mama na pós-menopausa. Esse tipo de câncer também é 1,5 a 2 vezes mais incidente em casos de obesidade. Por outro lado, níveis mais altos de atividade física estão associados à diminuição do risco de câncer de mama, independente de outros fatores, como IMC. Esse é só um exemplo de como a manutenção do peso corporal, pela boa alimentação e prática frequente de atividade física, podem ajudar a reduzir o risco de diversos tipos de câncer.

7. INCLUA NA DIETA ESSES 13 ALIMENTOS.

Alguns alimentos se destacam quando o assunto é proteger o organismo e eliminar substâncias tóxicas. Brócolis, por exemplo, é um dos melhores alimentos para melhorar as defesas do organismo; pesquisas comprovam que ele tem substâncias que ajudam a combater genes responsáveis por provocar o câncer, mas os estudos para definir o melhor aproveitamento desse recurso ainda estão em andamento. Alguns outros alimentos que auxiliar nessa defesa são: espinafre, repolho, agrião, couve, couve-flor, goiaba, caju, abacaxi, laranja, maçã, uva e graviola. Beber suco verde também ajuda a eliminar as substâncias poluentes do corpo.

Com a alimentação adequada, seu organismo vai ter muito mais energia para praticar atividades físicas, e esses cuidados combinados são o segredo para uma vida mais saudável. Aproveite as dicas e cuide da sua saúde!