Importância dos cuidados pós-tratamento

Quando o paciente vence o câncer, ele pode assumir duas posturas diferentes: retornar à rotina que tinha antes da doença ou encarar a experiência como uma oportunidade de melhorar sua qualidade de vida.

Os cuidados após o tratamento oncológico são muito importantes para evitar a recidiva (reaparecimento da doença), possibilitar o diagnóstico precoce de um segundo câncer e também para manutenção da saúde. Não é atoa que atividade física regular e alimentação balanceada estão no topo da lista de melhores práticas recomendadas por qualquer profissional de saúde. E, no caso das pessoas que passaram por tratamento oncológico, essas orientações são mesmo essenciais para manter o câncer no passado.

Definitivamente, este não é o momento de comer ou fazer tudo o que você evitou durante o tratamento, embora esse seja um pensamento bastante comum entre os pacientes que recebem resultados positivos. Por isso, é tão difícil e tão importante manter o peso adequado. O combate à obesidade reduz muito as chances de a doença reaparecer.

Controlar a alimentação e praticar exercícios regulares, mesclando atividades aeróbicas, de resistência muscular e flexibilidade, são hábitos que devem fazer parte desta nova fase da sua vida. O cuidado com a saúde mental também é imprescindível. Em alguns casos, conviver com o medo da reincidência é tão difícil quanto passar pelo tratamento, por isso você deve cuidar da saúde emocional. Consulte seu psicólogo regularmente, fale abertamente com amigos e familiares sobre suas angústias, mantenha um diário, escreva suas metas, isso tudo pode te ajudar a se sentir mais confiante e motivado em manter a rotina saudável.