A importância do diagnóstico precoce

Levar uma vida mais saudável, combinando alimentação nutritiva, atividade física regular e com redução de consumo de substâncias tóxicas (encontradas em alimentos industrializados e no cigarro, por exemplo) ajuda muito na prevenção de diversos tipos de câncer. Mas a principal forma de combater a doença é realizando exames de rotina que permitem o diagnóstico precoce.

No caso do câncer de mama ou próstata, por exemplo, o índice de cura pode ultrapassar 90% se o tumor for identificado em estágio inicial. Alguns tumores levam anos para atingir 1 cm e, através de exames de rastreamento, é possível identificar o problema antes mesmo de se tornar palpável, aumentando muito a eficiência do tratamento e as chances de cura. Por isso, é essencial realizar exames preventivos regulares e também ficar atento a qualquer mudança no funcionamento do seu organismo.

A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar o exame de mamografia anualmente para ajudar a identificar tumores de mama em estágio inicial, e as que têm histórico familiar da doença devem consultar um ginecologista que irá indicar a idade ideal para iniciar o rastreamento mamográfico (para entender melhor a relação entre câncer e hereditariedade, clique aqui). No caso dos homens, a indicação de exame de rotina é fundamental para a diagnóstico do câncer de próstata – a orientação é que os exames preventivos sejam realizados anualmente a partir dos 50 anos, ou a partir dos 40 anos para homens com histórico familiar da doença.

Além dos cuidados com o câncer de próstata e o câncer de mama, que são os tipos de mais incidentes na população brasileira depois do câncer de pele não-melanoma, devemos sempre ficar atentos aos sintomas que podem indicar que há algo de errado com o nosso organismo. Clicando aqui, você pode saber mais sobre os diferentes tipos de câncer e quais sintomas indicam que você deve buscar um médico.