Conheça o Centro de Pesquisa Viver

Desde 2013, o Centro de Pesquisa Viver busca promover melhorias na indústria de medicamentos, participando de protocolos de desenvolvimento de tratamentos oncológicos elaborados pelos principais centros de referência do mundo.

O Centro de Pesquisa Viver é o local em que se realizam ensaios clínicos que envolvem seres humanos, com a finalidade de testar diferentes abordagens e medicamentos para tratamento do câncer.

Por meio do Centro de Pesquisa Viver, localizado em Santa Maria (RS), os pacientes oncológicos têm acesso a tratamentos inovadores antes mesmo de seu lançamento no mercado e são atendidos por uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiras, farmacêuticas, nutricionista, psicólogas e fisioterapeuta.

Protocolos de pesquisa em andamento

Imunoterapia para Câncer de Bexiga em estágio inicial – recrutando pacientes
Imunoterapia para Câncer de Bexiga em estágio avançado – recrutando pacientes
Imunoterapia para Hepatocarcinoma – recrutando pacientes
Para participar do recrutamento, o paciente precisa atender aos critérios estabelecidos no protocolo de desenvolvimento da pesquisa. Interessados podem entrar em contato pelo (55) 3026.7720 ou pelo e-mail pesquisa@clinicaviversm.com.br para saber mais.

Como funciona a Pesquisa Clínica

Todo medicamento, antes de ser comercializado, precisa ter sua eficácia comprovada e seu funcionamento registrado de forma muito detalhada. A pesquisa clínica é o método utilizado para validar novos tratamentos e medicamentos, e também para testar tratamentos já consolidados no combate de diferentes doenças.

Nesse processo, é possível avaliar a eficácia do tratamento, a dosagem adequada, a via de administração, os possíveis efeitos colaterais e seu desempenho combinado com outros medicamentos. A pesquisa clínica é composta por 2 fases de teste:

  • Fase I: envolve um pequeno grupo de pacientes que têm a doença a ser tratada para avaliar a toxicidade do medicamento e sua concentração no organismo.
  • Fase II: envolve um grupo maior de pacientes que possuem a doença para avaliar a eficácia e o potencial de cura do tratamento. Nessa fase, os resultados e informações são registrados detalhadamente para formulação da bula.

Em alguns casos, como ocorre no Centro de Pesquisa Viver, esses medicamentos já foram aprovados e fazem parte de protocolos padrão para tratamento de determinadas condições de saúde, assim, os estudos clínicos são realizados com a finalidade de avaliar o seu desempenho no tratamento de outras doenças.

Os estudos clínicos realizados na Viver são seguros?

O Centro de Pesquisa Viver participa apenas de estudos clínicos que já estão na fase III, ou seja, os medicamentos já passaram nas primeiras fases e tiveram sua segurança e toxicidade testadas.

As aplicações são realizadas nas instalações da Clínica de Oncologia e Hematologia Viver, que oferece infraestrutura moderna e atendimento humanizado ao paciente. O Centro de Pesquisa Viver atua dentro de rígidos padrões éticos e de segurança e sob fiscalização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Santa Maria.

Qual a vantagem de participar de estudo clínico no Centro de Pesquisa Viver?

O paciente que participa de pesquisa clínica tem acesso a um tratamento de ponta que não está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelos convênios. Esse tratamento é patrocinado pela empresa que desenvolve o protocolo de pesquisa, refletindo em custo zero para o paciente.

O paciente é acompanhado de perto por uma equipe qualificada e multiprofissional (médicos, enfermeiras, farmacêuticas, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta). O atendimento é feito de forma individual e personalizada em um espaço moderno e aconchegante, que prioriza o bem-estar e a dignidade no tratamento contra o câncer.

Quais pesquisas estão sendo realizadas no Centro de Pesquisa Viver?

Atualmente, o Centro de Pesquisa Viver está realizando 3 estudos clínicos que envolvem imunoterapia, tratamento que estimula o sistema imunológico (responsável pela defesa do organismo) a combater a doença.

Os estudos com imunoterapia têm revolucionado o tratamento oncológico, apresentando bons resultados inclusive em casos de metástase. Para os casos de melanoma (câncer de pele) e câncer de pulmão, essa já é uma das abordagens mais indicadas e que garantem um tratamento eficaz e menos desgastante ao paciente.

Atualmente, as pesquisas em desenvolvimento no Centro de Pesquisa Viver são para tratamento de pacientes com câncer de bexiga em estágio inicial, tratamento de pacientes com câncer de bexiga em estágio avançado e tratamento de pacientes com hepatocarcinoma (câncer de fígado).

Para participar do recrutamento, o paciente precisa atender aos critérios estabelecidos no protocolo de desenvolvimento da pesquisa.
Interessados podem entrar em contato pelo (55) 3026.7720 ou pelo e-mail pesquisa@clinicaviversm.com.br para saber mais.