Em maio deste ano, ocorreu o VI Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Oncologia, considerado o maior evento nacional da área e que ocorre a cada 2 anos. O congresso marcou os 10 anos da regulamentação dessa especialidade e reuniu grandes nomes da fisioterapia em oncologia, na cidade de São Paulo/SP.

A Dra. Erika Skupien, fisioterapeuta que integra a equipe Viver, participou do evento como ouvinte e trouxe muitos conhecimentos para aplicar em benefício dos nossos pacientes. Durante o encontro, foram discutidos os principais avanços científicos na área e, entre tantos outros recursos disponíveis na fisioterapia oncológica, destacamos alguns assuntos:

  • Laserterapia de baixa potência utilizada para o tratamento do linfedema (inchaço ocasionado pelo acúmulo de líquido linfático no tecido adiposo), da neuropatia periférica secundária (perda da sensibilidade provocada pelo tratamento quimioterápico) e para cicatrização.
  • A importância do exercício físico na prevenção do câncer, redução de sintomas e redução da mortalidade.
  • Dilatadores vaginais para prevenção da estenose vaginal secundária (estreitamento do canal vaginal ocasionado pelo tratamento com braquiterapia e radioterapia).

O próximo congresso ocorrerá em 2021 e será sediado em Gramado, e a Dra. Erica irá participar da organização desta próxima edição.